Apesar do seu momento já ter passado entre os mais jovens, ainda há muitas pessoas que utilizam o Facebook diariamente, seja para conversar, conhecer novas pessoas e até realizar compras. Essa última ação é realmente interessante para você empresário. Por isso, vamos ver hoje como vender pelo Facebook.
Se você não está utilizando o Facebook em sua estratégia, já imaginou o que está deixando para trás?
Para você ter uma ideia, segundo dados do Statista, o Facebook conta hoje com uma base de 3 bilhões de usuários ativos.
Se trata da maior rede social do mundo!
Por isso, nós da King Marketing, preparamos um guia completo sobre como vender pelo Facebook para você!
Qual a importância do Facebook hoje?
Como já foi citado anteriormente, é preciso deixar claro mais uma vez que estamos falando da maior rede social do mundo.
Apesar da ascensão do Instagram e do YouTube, o Facebook ainda tem sua base de usuários muito bem conservada e esse número cresce a cada dia mais.
Além disso, a rede social, apesar de ter outras ramificações (como o Instagram), não deixa de inovar. Todos os meses novas funcionalidades são adicionadas, tornando a rede social muito dinâmica.
Para os empresários, a rede social também está sempre inovando. Há dois pontos muito fortes que devem ser aproveitados.
O primeiro é o marketplace. Esse é um local onde pessoas podem divulgar e vender produtos. A página é excelente para fazer marketing local.
Outro segmento em que os empresários podem tirar proveito é através dos anúncios. De fato, há muitas configurações de anúncios na rede social, possibilitando que o seu dinheiro seja investido da maneira correta e de forma muito rentável.
Como vender pelo Facebook?
Agora que você já conhece os principais dados e as principais vantagens de utilizar o Facebook em sua estratégia, vamos ao passo a passo completo de como vender pelo Facebook.
Saiba quem é o seu público-alvo
Essa é uma dica que não se limita ao Facebook, mas sua estratégia geral de marketing.
O primeiro passo sempre será saber quem é o seu público. Ou seja, para quem o seu produto/serviço é destinado.
Não adianta você querer vender para todo mundo, isso não funciona mais.
É preciso ter sua persona, ou seja, o seu consumidor ideal, sempre em mente, para que você possa entender suas dúvidas e seus medos.
Com isso mente, será muito mais fácil para você criar estratégias que realmente sejam valiosas. Como consequência, vender será muito mais fácil.
Tenha uma página da sua marca
Para que você possa divulgar seus produtos, é importante que você tenha uma página destinada ao seu negócio. Tenha atenção, isso é diferente de um perfil na rede social.
A página é destinada justamente para mostrar seus produtos e conversar com seus potenciais clientes.
Além disso, ela possui alguns recursos que podem ajudar você, como a possibilidade de acrescentar o botão “comprar agora” e a definição do seu horário de funcionamento.
Use boas imagens
Para que você possa realmente chamar a atenção do público, utilizar imagens de boa qualidade é fundamental.
Além disso, é importante que você transmita sua marca nas imagens. A utilização de sua identidade visual é fundamental para comunicar profissionalismo.
As fotos dos seus produtos devem ser pensadas nos mínimos detalhes. Por isso, invista nisso!
Tenha uma frequência de publicação
Para que você possa agradar seu público, é fundamental que você tenha um calendário de postagens, ou seja, uma frequência de postagens definida.
Por exemplo, você pode postar a cada um dia ou postar todos os dias, o importante é manter um fluxo de postagem adequado para o seu público.
Dessa forma, o seu público estará sempre atento e acostumado a esperar uma postagem no dia definido.
Contudo, é importante que você não sobrecarregue seu público também. Postar muito pode fazer com que o algoritmo do Facebook não entregue todos os seus conteúdos.
Além disso, você pode se tornar cansativo para o seu público. Por isso, faça testes e veja o que funciona para você.
Crie anúncios
Como dito anteriormente, uma das funções mais interessantes para você empresário nessa rede social é o Facebook Ads.
Essa é uma funcionalidade exclusiva da plataforma em que você pode criar anúncios altamente específicos para atingir o seu público.
Através dessa plataforma, você poderá segmentar muito bem seus anúncios, ou seja, colocará o máximo de características possíveis do seu público para que a plataforma entregue seus anúncios especificamente para a sua persona.
Através do Facebook Ads, você poderá definir várias características, como por exemplo a idade do seu público, o local de interesse, dados demográficos e muito mais.
Uma funcionalidade muito interessante é a do público semelhante, onde você poderá definir uma página com uma audiência parecida com a sua e o Facebook entregará os anúncios para ela.
De fato, é importante que você preste muita atenção e entenda muito bem os anúncios do Facebook para que possa fazer um bom marketing para a sua empresa.
Acompanhe as métricas
Estamos chegando ao fim desse guia, mas não poderíamos terminar sem mencionar essa dica que é fundamental para que você tenha sucesso!
Como em toda rede social e como em todo negócio, é preciso que você avalie as métricas de cada estratégia para ver o que está funcionando para você ou não.
De fato, o Facebook pode ajudar você a entender melhor o que funciona para a sua empresa e o que não funciona.
Por isso, fique de olho nos indicadores de performance, os chamados KPIs. Assim, você poderá fazer ajustes e melhorar o marketing da sua empresa.
Leia também sobre o algoritmo do Google
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um guia completo! Esperamos que ele tenha agregado conhecimento para você!
Não esqueça, o seu negócio, para trazer os resultados desejados, precisa estar sempre atento ao mundo do marketing.
Quem não faz marketing hoje, acaba perdendo dinheiro.
É aí que a King Marketing pode ajudar você! Se você deseja alavancar o seu negócio, não deixe de entrar em contato com nossa equipe.
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