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Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, as métricas do Instagram são muito valiosas e precisam ser analisadas para entender melhor o que é necessário mudar.

Ao analisar elas de uma maneira correta, o empreendedor pode entender quais publicações estão trazendo mais resultados e investir nelas.

Afinal de contas, ninguém quer gastar tempo e energia criando publicações que não trazem resultados.

Por isso, a King Marketing preparou um artigo completo sobre as métricas do Instagram. Dessa forma, você poderá entender um pouco mais sobre elas e aproveitá-las da melhor maneira possível para o seu negócio.

O que são métricas do Instagram?

Para que você possa entender melhor, vamos iniciar explicando o que são as métricas do Instagram.

As métricas do Instagram são números que indicam o desempenho de uma publicação, ou seja, o número de pessoas que a publicação atingiu, quantas curtidas e muitos mais detalhes!

As métricas do Instagram são muito fáceis de entender. Elas são dados brutos, ou seja, você não precisará fazer nenhum tipo de conta para entender como foi o desempenho da sua publicação.

Você saberá exatamente quantas curtidas teve, quantas pessoas atingiu, quantas pessoas não seguidores você atingiu e muito mais!

Vale lembrar que o número de pessoas interagindo com sua publicação é fundamental para entender o que está funcionando para você dentro dessa rede social. 

Afinal de contas, não é o número de seguidores que importam, mas a qualidade deles.

Leia também: Marketing nas redes sociais: o que fazer em cada uma delas

Métricas do Instagram Fonte: Canva Pro

As métricas do Instagram que você deve monitar

Para que fique mais fácil para você, vamos entender um pouco mais sobre as principais métricas do Instagram que você deve ficar de olho:

1. Alcance 

métrica de alcance no Instagram é uma das mais fundamentais e reflete o número de usuários únicos que visualizaram uma determinada postagem. 

Em termos práticos, se você compartilha uma imagem e 500 pessoas distintas a veem, isso significa que o alcance daquela publicação é de 500.

De fato, essa métrica é crucial para entender a visibilidade do seu conteúdo e avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing e engajamento na plataforma.

2. Impressões 

A métrica de impressões no Instagram refere-se ao número total de vezes que uma determinada postagem foi visualizada, seja no feed, nos reels ou nos stories, dentro de um período específico. 

Importante destacar que essa métrica contabiliza todas as visualizações, inclusive as repetidas pelo mesmo usuário. 

Por exemplo, se um único usuário visualiza sua postagem 7 vezes, isso será registrado como 7 impressões.

A principal diferença entre alcance e impressões reside na forma como essas visualizações são contabilizadas. 

Alcance refere-se ao número de usuários únicos que visualizaram seu conteúdo, e as impressões, são todas as visualizações.

3. Interações 

As interações no Instagram referem-se às ações diretas que os seguidores realizam em suas postagens. 

Isso inclui atividades como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos de uma publicação para visualizar posteriormente. 

Essas interações são fundamentais. Isso porque, quanto mais os usuários interagem com seu conteúdo, mais o algoritmo do Instagram percebe a relevância da sua postagem, aumentando a probabilidade de ela ser exibida para um público maior.

Métricas do Instagram Fonte: Canva Pro

4. Taxa de engajamento  

A taxa de engajamento é uma métrica valiosa que permite medir o nível de interação dos usuários com as postagens de um perfil. 

Em outras palavras, ela revela o quão envolvente é o conteúdo para o público e pode ser calculada de duas maneiras distintas.

A taxa de engajamento pública e a taxa de engajamento real. Vamos ver com mais detalhes como funciona cada uma delas:

A taxa de engajamento pública é calculada ao dividir o número total de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) que uma postagem recebe em um determinado período pela quantidade total de seguidores do perfil durante o mesmo período. 

Por exemplo, se um perfil tem 1.000 seguidores e, em média, suas postagens recebem 200 interações, a taxa de engajamento pública seria de 20%. Esse cálculo reflete uma visão ampla de como os seguidores, como um todo, estão interagindo com o conteúdo.

A taxa de engajamento real, por outro lado, oferece uma visão mais precisa da interação ao relacionar o número de interações com o alcance efetivo da postagem. 

Em vez de considerar todos os seguidores, essa taxa é calculada dividindo o total de interações pelo número de pessoas únicas que realmente visualizaram a postagem (alcance). 

Como resultado, essa métrica tende a fornecer um número mais próximo da realidade, já que leva em conta apenas aqueles que efetivamente tiveram contato com o conteúdo.

5. Engajamento por post 

Se você já compreendeu o conceito de taxa de engajamento geral, entender o engajamento por post será ainda mais simples. 

Essa métrica específica mede o nível de interação de um único post em relação ao número de pessoas que ele alcançou.

O engajamento por post é determinado dividindo o número total de interações (como curtidas, comentários e compartilhamentos) que um post recebeu pelo alcance que esse post teve dentro de um período específico.

Por exemplo, se uma postagem recebeu 200 interações no total e foi visualizada por 1.000 pessoas, o engajamento por post seria de 20%.

Métricas do Instagram Fonte: Canva Pro

Conclusão

Agora que você já entendeu mais sobre as métricas do Instagram, você poderá aplicar tudo o que foi ensinado neste artigo na rede social e assim, poderá alcançar o sucesso.

De fato, o Instagram é uma das maiores redes sociais do momento. Por isso, você precisará aproveitar todos os dados para que possa criar publicações que realmente atinjam o público certo.

Você precisa de ajuda nisso? A King Marketing pode ajudar você! Nossa equipe conta com pessoas altamente capacitadas para entender essas métricas e ajudar você a dominar a rede social! 

Por isso, entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento!